Ifanes: 1911 - 1975
Mirandês:
Nacido an Anfainç a 5 de Outubre de 1911, José João da Igreja bieno a falecer a 4 de Júnio de 1975, an circunstáncias trágicas dua queda dun frezno.
Foto disponibilizada por Isabel da Igreja,
filha do gaiteiro, em 2004.
Arquivo Sons da Terra.
|
José João da Igreja fui un de ls gaiteiros de la Tierra Miranda mais percurado por eilustres coletores de música cumo Michel Giacometti i Ernesto Beiga de Oulibeira. An 1956, Michel Giacometi grabou un de ls mais amblemáticos spécimes de l repertório tradecional, Redondo, que fui ancluído ne l belume 2 de la Antologie de la Música Regional Pertuesa, dedicado a la porbíncia de Trás-los-Monte e tamien mais tarde la série “Pobo Que Canta”.
Inda hoije muitos populares l recordan de modo particularmente spressibo “Nun habie naide cumo l Tiu Zé Gaiteiro de Anfainç!... I olhe qu'habie mui buns gaiteiros nessa altura mas nanhun era cumo el!...”
********
Português:
Nascido em Ifanes a 5 de Outubro de 1911, José João da Igreja veio a falecer a 4 de Junho de 1975, em circunstâncias trágicas de uma queda de um freixo.
José João da Igreja era um competente carpinteiro de telhados e de sobrados de casa. É um daqueles gaiteiros da Terra de Miranda cujo nome permanece absolutamente referencial, sendo ainda hoje recordado pela gente que teve o privilégio de apreciar o seu talento e virtuosismo do toque nas arruadas tradicionais e festas rurais do Planalto Mirandês. A sua morte prematura impediu-nos de continuar a usufruir, por muito mais tempo, do seu enorme talento comunicativo.
José João da Igreja foi um dos gaiteiros da Terra Miranda mais procurado por ilustres colectores de música como Michel Giacometti e Ernesto Veiga de Oliveira. Em 1956, Michel Giacometi gravou um dos mais emblemáticos espécimes do repertório tradicional, Redondo, que foi incluído no volume 2 da Antologia da Música Regional Portuguesa, dedicado à província de Trás-os-Monte e também mais tarde a série “Povo Que Canta”
Ainda hoje muitos populares o recordam de modo particularmente expressivo “Não havia ninguém como o Tiu Zé Gaiteiro de Ifanes!... E olhe que havia muito bons gaiteiros nessa altura mas nenhum era como ele!...”
Sem comentários:
Enviar um comentário